Nossa Senhora dos Remédios, Liturgia, Diocese de São José dos Pinhais, Araucária, Paraná, Santuário Nossa Senhora dos Remédios
Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Entre em Contato Conosco

Seja bem vindo » santuariodosremedios.com.br

Agora são h, do dia

SÍNTESE DA VISITA PASTORAL DE DOM FRANCISCO CARLOS BACH À PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS – ARAUCÁRIA/PR

Dentre os tantos aspectos que se desenvolvem durante a visita pastoral, nosso pastor diocesano Dom Francisco Carlos Bach, ao presentear-nos com sua presença, desenvolveu uma verdadeira missão, ao estilo das Santas Missões Populares das Congregações Religiosas, em nossa Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. No primeiro momento da visita, a reunião com os líderes de todas as comunidades que compõe a paróquia, estiveram presentes 350 agentes de pastoral, ouvindo atentamente Dom Francisco Carlos.

Cabe ressaltar alguns aspectos importantes que marcaram a presença de nosso bispo, dentre muitos outros acompanhados por nosso CMPP, na visita de animação pastoral à nossa Paróquia, desde a primeira comunidade visitada, Onças no dia 30 de maio até a última no São Sebastião no dia 31 de maio: Suas palavras nos animaram a continuar a construção da Igreja Povo de Deus, mas suas atitudes nos mostraram como realizar essa construção. Sua presença com um espírito alegre e vibrante, sem demonstrações de desânimo ou cansaço; seus ouvidos atentos aos desafios expressos pelas comunidades; sua voz que valoriza os aspectos positivos da vida comunitária e não se prende nas picuinhas que dividem; seu olhar que se encontrava atento com os olhos de cada fiel e se fechava compenetrado nos momentos de oração diante do Santíssimo; suas mãos que seguravam forte as mãos de todos os líderes em atitude de gratidão por sua doação; seus pés que pulavam junto com as crianças para brincar e aquecer as manhãs frias. Exemplo de missionário que interage com alegria e humildade com todos os interlocutores. Atitudes modelo para cada um de nós seguidores e seguidoras de Jesus, o Bom Pastor.

Das conversas que teve com todas as Comunidades, pontualmente destacamos:

• Primeiro com relação à ênfase na renovação paroquial para o CMPP e CMPC’s, convocando todas as comunidades para a entreajuda no aspecto pastoral e financeiro;

• Nas visitas, valorizou muito todos os feitos do passado, mas animou a todos para os desafios do presente e do futuro;

• Argumentou com entusiasmo a necessidade do seguimento do Plano Diocesano para Renovação Paroquial, em todas as respostas de questões formuladas pelas comunidades;

• Reforçou nas visitas uma questão fundamental: evitar divisões nos convívio comunitário e paroquial, essa palavra posta em ação macula os relacionamentos entre os membros da Igreja;

• Citou em muitas oportunidades, a “Misericordiae Vultus”, bula de proclamação do jubileu extraordinário da misericórdia, reforçando que Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai e devemos nos espelhar em Jesus e testemunhar sempre sua misericórdia; e,

• Salientou que, se algum irmão está afastado da comunidade, o Conselho a exemplo de Jesus o Bom Pastor deve sair, em atitude missionária: buscá-lo, resgatá-lo e incluí-lo novamente no rebanho comunitário.

• Colocou em todas as comunidades a importância dos Grupos de Reflexão como ferramenta fundamental de uma Igreja em saída como pede o papa Francisco.

Para terminar, queremos ainda destacar algumas palavras muito especiais que Dom Francisco Carlos deixou gravadas em nossos corações e mentes que nos animam para continuar nossa missão como batizados e crismados cristãos católicos: “Vale a pena ser cristão e vale a pena ser comunidade!”

Em nome de nosso CMPP queremos agradecer o exemplo missionário que Dom Francisco Carlos nos deu nesses poucos dias de sua visita pastoral.

Coordenação do CMPP

Santuário Nossa Senhora dos Remédios