Nossa Senhora dos Remedios, Pastoral Liturgica, Diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Bienarski, araucária, parana, pr, Nossa Senhora dos Remedios, virgem maria, jesus, igreja catolica, sementesdoreino.com.br, igreja araucaria, paroquia, fé, medalha milagrosa, milagres, santa, catarina laboure, Catarina Labouré, Araucária, historia, Hospital São Vicente de Paulo, Nossa Senhora das Graças
Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Entre em Contato Conosco

Seja bem vindo » sementesdoreino.com.br

Agora são h, do dia

FORMAÇÃO DE LÍDERES DA PASTORAL LITÚRGICA

Módulo No 02

CORES LITÚRGICAS

As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados e, também,  a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico.

No princípio havia uma certa preferência pelo branco.

Não existiam ainda as chamadas "CORES LITÚRGICAS".

As seis Cores Litúrgicas (branco, vermelho, verde, roxo, preto e rosa) foram fixadas em Roma no século XII e, em pouco tempo,  os cristãos do mundo interiro aderiram a este costume.

BRANCO

O branco é usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos, exceto dos mártires. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria.

VERMELHO

O vermelho lembra o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue. É a cor dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

VERDE

O verde é usado nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

ROXO

O roxo é usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

PRETO

O preto é sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.

ROSA

O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Gaudete) e 4º domingo da Quaresma (Laetare).

“Reflita sobre os preceitos do senhor e medite sem cessar nos mandamentos dele. Então ele fortificará em você a inteligência, e o seu desejo de sabedoria ficará saciado.” (Ecl, 6, 37)

AVANÇA

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios