Campina das Palmeiras - Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Campina das Palmeiras

Por: sementes


Capela São Francisco de Assis


Rua Brunatto Assef, s/nº – Campina das Palmeiras – Araucária/PR


A História religiosa da Comunidade começa a ser contada no ano de 1944, quando o Senhor Francisco Moteleski que residia no Centro da cidade, mudou-se com sua família para a região de Campina das Pedras, tornando-se a primeira família católica no local, com o passar do tempo, aproximadamente 10 famílias habitavam na região e em 1950, o Padre Tadeu Diedicz criou núcleos de ensino de catequese.

Como de costume, o Padre Tadeu ao passar pela casa da Família do Senhor Francisco Moteleski, falou que precisava de uma catequista na Comunidade, então a sua filha Balbina, que já havia estudado em um colégio de Irmãs, que havia o interesse e o desejo de ser professora, passou a ser a catequista da comunidade e em 10 de fevereiro de 1953, a jovem Balbina foi nomeada professora e passou a lecionar.

O Senhor Francisco, doou uma casa velha para ser usada como escola e local para os encontros de catequese.

Em 1970, o Padre Lourenço começou a realizar visitas missionárias e realizou a primeira Missa na Comunidade.

Com o passar dos anos, foi construída uma nova escola para a comunidade e então a escola velha passou a ser apenas a Capela. Tempos depois, com o aumento dos fiéis, foi necessário a construção de uma nova Capela, e em 1986 em uma reunião com o Senhor Floriano, Senhora Balbina e com presença de 27 pessoas, dois membros doaram um terreno para a construção da Capela (Local onde a mesma hoje se localiza), então sendo escolhido o padroeiro São Francisco de Assis e eleito um novo conselho.

No dia 04 de Outubro de 1992, foi inaugurado a nova Capela, com uma solene Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Ladislau Biernaski.

Desde sua inauguração, até os dias atuais, outros Conselhos e novos membros deram continuidade aos trabalhos pastorais e de manutenção da Capela.


Confira algumas fotos da Capela
Fotos: Gregory Estevam de Macedo (PASCOM)