Fazendinha - Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Fazendinha

Por: sementes


Capela Nossa Senhora das Graças


Avenida Pedro Eusébio Lemos, Km 10 – Fazendinha – Araucária/PR


A capela Nossa Senhora das Graças do Fazendinha, surgiu de uma necessidade dos moradores por um local para realizar suas orações e fazer seus pedidos. Foi aí então que o Sr. Sekene doou uma área de 1600 metros para a comunidade construir a Capela.

O Sr. Alderico Zadulski recebeu uma graça muito grande de Nossa Senhora, pois fez uma cirurgia dos rins, estava à beira da morte, e prometeu que se conseguisse se recuperar iria lutar para construir a Capela no terreno que foi doado, meses depois lá estava ele pedindo ajuda a todos os vizinhos para a construção da Capela, ainda muito debilitado andava de bengala pedindo auxílios, quem o ajudou muito foi sua família, Francisco Rudek, Antônio Chaves, e toda a vizinhança no geral, conseguiram comprar uma Capela de madeira da Comunidade de Capinzal e a reconstruíram em Fazendinha, os moradores levaram até a capela varias imagens de santas e santos, mas ainda não havia um santo ou santa padroeiro (a).

O sacerdote daquela época havia conversado com os moradores sobre a escolha de um padroeiro. Nessa época a Sra. Ana Knopik moradora da região, encontrava-se com um ferimento grave na perna com risco de amputação, e em um dos seus momentos de desespero, mas com muita fé, se ajoelhou na grama e pediu a graça para Nossa Senhora, e assim, a graça aconteceu e a ferida cicatrizou. Em agradecimento a Sra. Ana Knopik comprou a imagem mais bela que encontrou e ofertou para a comunidade em um dia de festa, tornando-se assim a comunidade da Mãe das Graças. A imagem encontra-se até os dias atuais na torre da Nova Capela que foi construída com o empenho dos moradores e em especial a dedicação do Sr. Pedro Woinarovicz.

Os primeiros dirigentes e catequistas foram a Sra. Emília Kubis e a Sra. Cilia Zadulski, Sr. Alderico encontra-se até hoje em participação ativa na comunidade sempre com um sorriso e vontade de ajudar.

No dia 18/11/2012 a Sra. Helena Zadulski esteve na casa de repouso Bom Jesus, para visitar a Sra. Ana Knopik que se encontrava com 92 anos de idade, lucida e orientada. O Sr. Pedro infelizmente não se encontra mais entre nós.  E hoje o maior objetivo é realizar a restauração da capela de alvenaria que tem mais ou menos 20 anos.


Confira algumas fotos da Capela
Fotos: Gregory Estevam de Macedo (PASCOM)