Onças - Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Onças

Por: sementes


Capela Nossa Senhora Aparecida


Estrada Municipal de Onças, s/nº – Onças – Araucária/PR


Conforme o relato de moradores mais antigos, nossa Comunidade se chama Onças, porque antigamente passavam por está região jesuítas que traziam ouro do Rio Grande do Sul e aqui derretiam em furnas e faziam moedas, chamada na época de “Onça”para depois levarem a outros lugares.

Os moradores da comunidade se reuniam para rezar o terço, fazer orações e a novena do Perpétuo Socorro em uma capelinha particular de uma família da comunidade. Foi realizada a primeira missa e primeira Comunhão na capelinha.

Com o passar dos anos a comunidade foi crescendo e as missas passaram a ser rezadas na Escola. Em meados de 1977, após as Santas Missões, o Padre Euzébio rezou uma missa e nomeou alguns moradores para formar uma comissão e iniciar a construção de uma Capela. Foram nomeados: Acir Cubas, Amauri de Paula, Galdino Mendes, Valdomiro Machado, João Bochoski e Jovino Vieira da Silva. O terreno onde está a capela atualmente foi doado pela senhora Josefa de Paula Cordeiro e depois foi comprado uma parte de herdeiros.

Em 1978 foi feita a benção da pedra fundamental pelo Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom Ladislau Biernaski.

A padroeira da comunidade é Nossa Senhora de Aparecida e foi doada por uma devota, Ana Clara Cubas.

Com o passar dos anos formaram-se outros conselhos, os quais deram continuidade às construções.  A Capela e demais estruturas foram construídas coma dedicação de muitas famílias, doações de materiais e a contribuição da comunidade por meio das festas e o dízimo.


Confira algumas fotos da Capela
Fotos: Gregory Estevam de Macedo (PASCOM)