Movimento de Casais - Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Movimento de Casais

www.mcst.com.br

Coordenação:

Dirigente Espiritual: Padre Antonio Carlos Iancoski Portes, C.M.

Casal Ass. Eclesiástico: Díacono Antonio e Elsa Basso
Casal Coordenador: Mário e Eliane
Casal Vice-Coordenador: Marquinhos e Lu
Casal Comunicação e Divulgação: Domingos e Andréa Gondek
Casal Espiritualidade e Ação Social: Valmir e Sônia
Casal Eventos: Rafael e Kelly
Casal JUST: Gean e Eloiza
Casal Litúrgia: Giuliano e Dalva
Casal Patrimônio: Márcio e Juliana
Casal Recreação e eventos para as crianças: Odair e Poliana
Casal Reuniões de Vivência: Anderson e Lucimari
Casal Sacramento: Antônio Cesar e Luzia
Casal Secretário: Edy Carlos e Analice
Casal Tesoureiro: Moacir e Adriane

História do Movimento de Casais Santa Terezinha

A história do Movimento de Casais Santa Terezinha teve início no primeiro semestre do ano 2000, na comunidade Santa Terezinha – Jardim Tupy – em Araucária/PR.

Sua fundação se fez possível graças à iniciativa e dedicação de casais que participaram de Encontro de Casais dos Movimentos Santíssimo Sacramento e Santa Bertilla, ambos de Curitiba. Os casais Ademir e Silvana, pertencentes à comunidade Santa Terezinha no Jardim Tupy, tiveram ajuda dos casais Jerson e Rachel, Mauro e Cristiane, Leozir e Ivanilde, Anízio e Marlene, Luiz e Deonilda, entre outros pertencentes aos movimentos acima citados. Mas, acima de tudo, tiveram apoio do dirigente espiritual, na ocasião o saudoso Pe. Aldo Seidel.

Segundo Pe. Aldo, antes do Movimento de Casais Santa Terezinha, existiu um outro movimento de casais, mas devido a exposição de falsos testemunhos, foi extinto. Por isso, ele reforçou como é grande a responsabilidade de se formar e conduzir um Movimento de Casais.

Com o apoio do Pe. Aldo e de uma equipe de casais, realizou-se o Primeiro Encontro de Casais nos dias 09, 10 e 11 de julho de 2000. E assim, vários outros encontros aconteceram.

Até meados de 2005, as reuniões quinzenais do movimento eram realizadas na Capela Santa Terezinha, no bairro Jardim Tupy. Pelo motivo deste bairro ficar retirada do centro da cidade, o Movimento passou a realizar seus trabalhos no Santuário Nossa Senhora dos Remédios, com o apoio do Dirigente Espiritual. A parti daí, vem se fortalecendo cada vez mais, tendo grande participação e atuação nas celebrações religiosas e festivas. Além disso, o MCST se transformou num “seleiro” de vocações leigas, onde vários casais do movimento se motivaram para participar de diversas Pastorais na Paróquia.

O Movimento de Casais Santa Terezinha também contribuiu, em 2005, para o surgimento do Movimento de Casais Com Cristo, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Araucária/PR.

No dia 07 de fevereiro de 2015, o Movimento de Casais Santa Terezinha incentivou a fundação do Grupo de Jovens JUST – Juventude Santa Terezinha, formado principalmente por jovens e adolescentes, filhos dos casais que participam do MCST. O objetivo é o crescimento espiritual e humano do jovem e adolescente, juntamente com os seus pais, na formação de uma família unida e feliz em Cristo.

OBJETIVO do MCST:

O objetivo do Movimento não se resume em encontros, mas sim, no crescimento espiritual e na evangelização do casal, e por sua vez, da família. A partir do momento que o casal faz o encontro, ele poderá continuar participando das reuniões realizadas quinzenalmente, onde são tratados diversos assuntos, tais como: vida familiar, social, conjugal, orações, filhos, entre outros, com ampliação dos conhecimentos e também trocas de experiências.

Nosso movimento não possui fins lucrativos. A fonte de sobrevivência material provém de doações e eventos realizados, particularmente ou em parceria com as comunidades ou com a paróquia.

Como nosso movimento é aberto à participação de casais de outras comunidades e paróquias, contamos com muitos casais que não participam continuamente das reuniões devido à realização de outras atividades de evangelização em suas respectivas comunidades. Esse também é um dos nossos objetivos, fazer com que os casais se abram aos trabalhos pastorais e possam doar um pouco de seu trabalho em prol à construção do Reino de Deus.

Para mais informações e contato, acesse o site: www.mcst.com.br