Pastoral Familiar - Santuário Nossa Senhora dos Remédios

Pastoral Familiar

Em meados do ano de dois mil e quinze, o Pároco Padre Antônio vendo a necessidade de firmar as atividades da Pastoral Familiar no Santuário Nossa Senhora dos Remédios convidou o Casal Osmair e Eliane Storrer para Coordenar esta Pastoral e realizar atividades pelas famílias junto com os membros do Movimento de Casais Santa Terezinha que já vem realizando ótimos trabalhos em prol a estas. Osmair e Eliane foram apresentados em uma Reunião com dirigentes da comunidade e assumiram o desafio. No dia vinte e dois de julho de dois mil e quinze reuniram-se na sala da Secretaria Paroquial Osmair e Eliane e os casais convidados por eles para fazerem parte da Pastoral Familiar, sendo Eduardo e Luciana, Cirineu e Simone, Marcos e Palmira, Valmir e Sonia, Jonas e Grazy, Wilson Marcos e Rosilene para orientações do Pároco Antonio Portes das atividades Pastorais a serem realizadas no Santuário, um dos tópicos propostos neste dia foi para nos reunirmos e prepararmos um Retiro para Casais de Segunda União, este retiro seria organizado  pela Pastoral Familiar e o Movimento de Casais Santa Terezinha, apos toda explicação e orientação do Padre Antonio, o qual foi tirando as duvidas dos membros presentes sobre o retiro de segunda união passou-se para o tópico da organizações na Semana Nacional da Família com o Tema “O amor é nossa missão”, aconteceria do dia nove de agosto a quinze de agosto do ano de dois mil e quinze, ficando para Pastoral Familiar preparar estes momentos nas missas no Santuário, surgiu a idéia de fazermos um marca páginas com o tema e a oração do Papa Francisco para serem distribuídos nas missas, também em cada missa a Homilia seria feita um casal para falar sobre o tema da Semana da Família,  encerrou-se a reunião agradecendo a presença de todos e solicitando o apoio para a caminhada nesta Missão da Pastoral Familiar. Em setembro do corrente ano a pastoral familiar reuniu-se novamente no dia quatorze para iniciar uma formação, Padre Antonio autorizou que fizéssemos os vídeos com as aulas onde o casal João Bosco e Eunides tem gravados pela EAD Século 21- 1º parte do curso em quatro módulos, formação de membros para trabalharem na Pastoral Familiar, iniciou e então os cursos de formação de quinze em quinze dias.

O coordenador Paroquial da Pastoral Familiar Sr. Roberto veio em uma formação e como já tinha participado de formações na Diocese não continuou conosco. Foram convidados os membros da Pastoral Paroquial que atuavam na Capela Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu do Jd. Iguaçu para fazerem a formação conosco no Santuário, vieram os casais Nilo e Elizete, Edycarlos e Analice, Marlei e Dilair e o casal Silvio e Iracema. As formações aconteciam na sala cedida para atendimento da Pastoral no Santuário, mas alguns casais foram desistindo no decorrer destes, não continuando conosco o Casal Silvio e Iracema,  Wilson e Rosilene, Jonas e Grazy, os demais continuaram firmes. Osmair e Eliane concluíram o curso do SOS Família junto a Diocese de São Jose dos Pinhais, passou a atender no Santuário os casos repassados pelo Padre. Em dezembro de dois mil e quinze fizemos o cronograma de atividades a serem realizadas para o ano de dois mil e dezesseis, incluindo uma missa às oito horas da manhã no terceiro domingo de cada mês de responsabilidade da Pastoral Familiar, os atendimentos do SOS Família, os Cursos de Formação para noivos e também para os Membros da Pastoral Familiar, os momentos de Orações dos membros para se fortalecerem espiritualmente e estarem aptos a desenvolverem as atividades pastorais e também as datas do Retiro de Segunda União nos dias dezoito e dezenove e junho já previsto no calendário Diocesano. .Apos a missa do terceiro domingo do mês de dezembro do ano de dois mil e quinze a equipe entrou em ferias, marcando retorno para a próxima missa do terceiro domingo do mês de janeiro do ano de dois mil e dezesseis, seguindo calendário previsto.

A partir de fevereiro de 2017  em Reunião com Padre Antônio, Diácono Maurício e Coordenação Paroquial foi eleito o Casal Osmair e Eliane para Coordenação Paroquial da Pastoral Famíliar, o casal Edycarlos e Analice ficaram como Vice, e no Santuário N S dos Remédios ficou o Casal Marcos e Palmira como Coordenador .

O Curso SOS Família passou a acontecer na Paróquia N S dos Remédios  com cronograma Diocesano todo terceiro sábado acontece a formação das 13h as 17h com 90 inscritos de todo Setor 1.

No Cronograma 2017 tem as datas agendadas para os Cursos de Noivos, Formação para agentes de Pastoral e outras atividades Pastorais acontecendo. Consta também o nome dos agentes atuantes.

Aconteceu no dia 05/06/2017 as 20h a formação para Agentes Pastorais de toda Paróquia N S dos Remédios, está formação é para atualizar os cursos de noivos para o ano de 2018, seguindo as determinações Diocesanas conforme o Livro Matrimônio.

Coordenação:

Casal Coordenador: Eliane e Osmair Storrer