Diocese São José dos Pinhais


A Diocese

A Diocese de São José dos Pinhais é nova, com apenas 10 anos de idade, porém leva em suas comunidades, muita história de fé e devoção nos 14 municípios que a abrangem.

A anunciação de sua criação, foi em 6 de dezembro de 2006, pelo então Papa Bento XVI e sua fundação ocorreu em 19 de março de 2007 (Dia de São José, cujo é padroeiro) tendo sede na cidade de São José dos Pinhais, e seu primeiro bispo foi Dom Ladislau Biernaski, C.M.

O território da Diocese compreende 14 municípios: Lapa, Rio Negro, Campo do Tenente, Quitandinha, Piên, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Mandirituba, Contenda, Araucária, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais. A diocese é sufragânea à Arquidiocese de Curitiba e integra o Regional Sul 2 da CNBB.

 

Cúria Diocesana
Rua Dona Izabel Redentora, 1372 – Centro – São José dos Pinhais
Tel: (41) 3035-1327


Catedral São José

Praça Oito de Janeiro, s/nº – Centro – São José dos Pinhais/PR

 


Bispo Diocesano

Dom Celso Antônio Marchiori
3º Bispo Diocesano

IN CRUCE DOMINI
Na Cruz do Senhor

Filho de João Marchiori e de Maria Rosy Bullow Marchiori, nasceu no dia 14 de agosto de 1958 em Campo Largo/PR.

De 1966 a 1970 fez seu curso primário no Grupo Escolar Dr. Felinto Teixeira, no bairro Itaqui, município de Campo Largo. Em 1972 se tornou operário da fábrica de louças Steatita, hoje porcelanas Schimidt, onde permaneceu até fevereiro de 1976.

Ingressou em 1976 no Seminário Menor São José, onde concluiu o curso ginasial e colegial. Em 1981, residindo no Seminário Menor Provincial Rainha dos Apóstolos em Curitiba, fez o curso de filosofia na PUC-PR e, logo em seguida o curso de Teologia no Studium Theologicum.

Ordenado presbítero a 6 de março de 1988, foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário São José, onde, no ano seguinte, passou a exercer a função de Reitor até o ano de 2005. De 1991 a 1994, cursou a Escola para Formadores, mantida pela Associação Transceder. Em 1991 foi nomeado administrador paroquial do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus, onde se tornou vigário cooperador em 1992. De 1996 a 2005 exerceu a função de Reitor do Seminário Santíssimo Sacramento e de pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Durante o período em que trabalhou como formador, desenvolveu diversas funções, ministérios e ofícios na Arquidiocese de Curitiba. Foi nomeado Vigário Episcopal, participou do Colégio dos Consultores, do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, do Conselho de Ordens e Ministérios, da Pastoral Presbiteral, do Conselho Fiscal. Foi ainda, coordenador da Formação Permanente dos padres recém ordenados, assessor da Pastoral do Dízimo, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora, assistente eclesiástico do Movimento das Capelinhas, presidente da ARSEM (Assembleia dos Reitores e Formadores dos Seminários de Curitiba), mantenedor da Obra das Vocações Sacerdotais São José e referencial da Comissão Arquidiocesana dos Movimentos Eclesiais e Novas Formas de Vida Cristã.

No dia 08 de julho de 2009 foi nomeado bispo para a Diocese de Apucarana, sendo sua ordenação Episcopal no dia 28 de agosto e sua posse em Apucarana no dia 02 de outubro de 2009.

Em 13 de Novembro de 2017, foi nomeado pelo Papa Francisco a assumir a Diocese de São José dos Pinhais.


Galeria de Bispos

Dom Francisco Carlos Bach
2º Bispo Diocesano
De 2012 até 2017
Transferido para a Diocese de Joinville

 Dom Ladislau Biernaski, C.M.
1º Bispo Diocesano
De 2007 até 2012
Faleceu no Cargo