Vaticano concede Indulgências Especiais à Arquidiocese de Curitiba por ocasião do Ano Jubilar, fiéis poderão receber indulgências na Catedral.

O Supremo Tribunal da Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana, autorizou na Arquidiocese de Curitiba a concessão de indulgência plenária aos fiéis, por ocasião do Jubileu de 350 anos da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, atual Catedral Basílica.

As indulgências serão concedidas apenas na Catedral, aos fiéis nos dias 8 de cada mês – quando também acontece a troca do manto da Padroeira, doados por paróquias e movimentos da Arquidiocese – ou quando durante peregrinações de grupos paroquiais combinadas com a Catedral, conforme convite e datas abaixo.

A indulgência plenária é concedida nestes dias para aqueles que, devidamente confessados, participarem de Santa Missa completa comungando nas intenções do Santo Padre e rezando diante a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

O decreto é válido por todo o jubileu – de setembro de 2018 a setembro de 2019 – Confia aqui o decreto

Catedral convida grupos paroquiais a peregrinarem à casa de nossa Padroeira

seloAs peregrinações devem ser agendadas com a Secretaria Paroquial da igreja Catedral Basílica através do email catedralbasilica@mitradecuritiba.org.br, para que se combinem os horários e se providencie tudo para a Santa Missa, a qual deverá ser presidida pelo Pároco ou Vigário da paróquia peregrina.

As visitas poderão ser enriquecidas com a Visita Guiada à igreja, projeto desenvolvido desde 2016 e que acontece mensalmente, versando sobre religiosidade, história, arte, arquitetura e memória; para as paróquias peregrinas, poderão ser agendadas visitas exclusivas. A visita padrão dura entre 2h30 e 3h, e poderá ser agendada nas datas disponíveis abaixo, sendo todas num sábado, a partir das 9h, ao que poderá ser concluído com a Santa Missa às 12h. Também é possível agendar visitas mais curtas e em outros horários, combinados previamente.

Nessas ocasiões, será exposta à veneração dos fiéis a primeira imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, emprestada pelo Museu Paranaense para as comemorações jubilares, e solenemente entronizada na Catedral Basílica no dia 8 de setembro de 2018.

Datas para agendamento das visitas:

1º de dezembro
8 de dezembro

12 de janeiro
19 de janeiro
2 de fevereiro
9 de fevereiro
1º de junho
21 de setembro
28 de setembro

* Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora de redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.

Fonte: Arquidiocese de Curitiba – Cúria Metropolitana