Importante: Rito da Benção de Alimentos do Sábado Santo

Por: Gregory MacedoEm: Notícias


Dirigente: É digno ser conservado o costume de apresentar alimentos no sábado santo com o fim de se bendizer por eles a Deus e celebrar a Páscoa. De fato, esse costume não só nos recorda o dever de darmos graças a Deus por todos os benefícios recebidos, mas também conservar uma tradição já muito antiga que vem dos nossos antepassados.

RITO DA BENÇÃO

Benção da água
Leitura Bíblica: (Jo4, 13-15)
“Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. A mulher disse a Jesus: Senhor dá-me desta água para que eu não tenha mais sede”.
Dirigente: Sabemos que Jesus quis servir-se da águapara dar a sua vida aos que creem. Por isso pedimos: Ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força de Espírito Santo e todos que a beberem ou aspergirem os alimentos recebam de vós a saúde do corpo e proteção da alma.

Benção do Pão e do vinho.
Leitura Bíblica (I Reis 19,6-8)
“Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza e um vaso de água. Comeu, bebeu e voltou a dormir. Veio o anjo do Senhor uma segunda vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come porque tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida andou quarenta dias e quarenta noites até Horeb, a montanha de Deus”.
Dirigente: Senhor Jesus Cristo que vos serviste do Pão e do vinho para instituir o sacramento da Eucaristia e nos ensinastes a repartir, com o milagre da multiplicação dos pães dignai-vos abençoar este pão e este vinho e fazei que se tornem o pão da vida e cálice da salvação.

Benção dos demais alimentos.
Leitura Bíblica (Gn 1,27-30)
“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou e disse: frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai obre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Deus disse: Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra,e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente , para que vos sirvam de alimento, e a todos os animais da terra,a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que aja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento”.
Dirigente: Bendito sois, Senhor, Nosso Deus que encheste o mundo de alimentos para que o ser humano os usasse. Abençoai nossos alimentos e seja esta uma ocasião para louvar-vos, agradecer-vos e também pensar nos nossos irmãos necessitados e saber partilhar com eles.
(Neste momento o dirigente asperge os alimentos e reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai)

Benção Final
Dirigente: O Senhor esteja conosco
Todos: Ele está no meio de nós
Dirigente: Abençoe- nos o Deus Onipotente em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
Todos: Amém

Qualquer membro da família está autorizado a fazer esta celebração neste ano que estamos vivendo a pandemia do Corona Vírus. Não saiam de casa. Celebrem em casa. Tenham uma feliz Páscoa.

Pe. Euzébio Spisla, CM
Pároco