Reunião dos presbíteros acontece de forma virtual

20 MAIO 2021 – Na manhã desta quinta-feira (20) aconteceu a reunião dos presbíteros da diocese de São José dos Pinhais. Desde o inicio da pandemia, essa foi a primeira reunião com todos os padres da diocese através da plataforma zoom.

Pe. João Maria e coordenador da Ação Evangelizadora foi o mediador do encontro. O coordenador dos presbíteros Pe. Rafael, conduziu um momento de oração e a leitura orante da Palavra de Deus. Em seguida, Dom Celso Antônio fez uma apresentação resumo da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada de forma virtual entre os dias 12 e 16 de abril.

Os presbíteros foram divididos em salas virtuais (grupos) para refletir sobre três perguntas: 1) Neste tempo, como você se sente? 2) Neste tempo, como você sente a sua paróquia? 3) Na sua opinião, quais as perspectivas para o futuro?

No momento da partilha os padres apresentaram os desafios, as dificuldades e os grandes problemas emocionais encontrados neste tempo de pandemia. Dom Celso Antônio observou que neste tempo é preciso ter o cuidado com a saúde integral: física, mental, afetiva e espiritual. Também destacou a necessidade de ajudar o povo, não sermos negacionistas em relação à vacina, pois é um dom de Deus para a saúde do povo, citando o livro do Eclesiástico 38,1-15. Neste tempo de incertezas, deve-se levar esperança e alegria e estar próximos do povo, mesmo por meios virtuais. A criatividade é um meio de favorecer a comunhão e a união com o povo, na oração com a Mãe de Jesus e São José.

Pe. João Maria ainda apresentou os comunicados e por fim, Dom Celso Antônio concedeu a benção aos presbíteros.

Pe. Marcio Adriano Krefer – Pascom Diocesana e Equipe de Comunicação AED