Santuário acolheu a imagem de São Francisco de Assis do Iguaçu.

Por: Gregory MacedoEm: Notícias


Aconteceu no último sábado (05/10) no Santuário a Missa de entronização da imagem de São Francisco de Assis do Iguaçu. A Missa foi presidida pelo Padre Euzébio Spisla, CM, concelebrada pelo Padre Eugênio Wisniewski, CM e pelo diácono Mauricio Batista.

  História da Imagem de São Francisco de Assis “do Iguaçu”

Em 16 julho de 2000 um incidente na OSPAR (Oleoduto Santa Catarina – Paraná) contaminou a bacia do Arroio Saldanha chegando também aos rios Barigui e Iguaçu. Quatro milhões de litros de petróleo cru vazaram por 120 quilômetros, caracterizando esse episódio como o maior desastre ambiental do Paraná e um dos maiores da história da Petrobras.

Equipes de limpeza foram mobilizadas para a contenção e retirada do óleo, porém três dias depois, 19 de julho, uma forte chuva dificulta o trabalho e o lixo acumulado nas margens foi arrastado para dentro do rio. Junto aos detritos foi encontrada, pelos trabalhadores, uma imagem de madeira de São Francisco de Assis. A imagem estava danificada nos braços e pernas, mas a cabeça e o tronco estavam em perfeito estado. Após a descoberta, foi encaminhada pela Petrobras/Repar para tratamento especializado e ficou quase dois anos submersa em água desmineralizada para restauração.

A imagem ficou em exposição na Petrobras/Repar por dezenove anos e na data de 05/10/2019 entronizada na Capela Santo Antonio do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, local em que ficará em exposição para devoção e veneração.

FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco de Assis nasceu em berço de ouro e despojou-se de tudo por amor ao Criador e a Criatura. Além de humilde e bondoso, é conhecido também por ser o protetor dos animais e o Santo patrono dos ecologistas. Isso tudo porque sempre defendeu a preservação da natureza e dos animais, obras-primas do criador.

Ao saudar a natureza, São Francisco de Assis proclama sobre a água: “Louvado sejas, meu Senhor pela irmã Água, que é muito útil e humilde, preciosa e casta.” A imagem encontrada dentro das águas do Rio Iguaçu, em meio a muito lixo, é sinal de alerta dado pela natureza que ele tanto amou: ela precisa de proteção e de respeito, se ela estiver doente todos nos adoeceremos.

Em suas mensagens Francisco sempre pregava o amor a paz e a fraternidade, “Paz e Bem! ”, palavras de São Francisco em saudação a seus seguidores, sejam eco em nossos corações para que sejamos defensores da paz desejando e fazendo o bem a todas as criaturas.

Assim, a partir de hoje 05/10/2019, esta imagem passa a ser conhecida por nós da cidade de Araucária pelo nome que foi batizado na época: São Francisco de Assis do Iguaçu.

E pelas mãos dos Srs. Odilon Sottomaior de Macedo e Florêncio de Oliveira Filho, membros do grupo apoiadores da imagem de São Francisco de Assis do Iguaçu, composto por funcionários e ex-funcionários da Repar a imagem foi levada ao altar e após a Missa em procissão foi entronizada na Capela Santo Antonio, em um mobiliário especial cedido pela Belniak Móveis, que a partir de agora está para veneração da comunidade.

 

Galeria de Fotos, clique aqui.

 

Fotos: Gregory Estevam de Macedo, PASCOM