Nossa Senhora dos Remedios, Pastoral Liturgica, Diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Bienarski, araucária, parana, pr, Nossa Senhora dos Remedios, virgem maria, jesus, igreja catolica, sementesdoreino.com.br, igreja araucaria, paroquia, fé, medalha milagrosa, milagres, santa, catarina laboure, Catarina Labouré, Araucária, historia, Hospital São Vicente de Paulo, Nossa Senhora das Graças
Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios

Entre em Contato Conosco

Seja bem vindo » sementesdoreino.com.br

Agora são h, do dia

FORMAÇÃO DE LÍDERES DA PASTORAL LITÚRGICA

LITURGIA

Etimologia

A palavra liturgia vem da língua grega e é composta de dois elementos: leitos, que quer dizer público, e érgein, que significa fazer (leitourgia = exercer função pública).

A liturgia é o serviço público oficial da Igreja e corresponde ao serviço oficial do templo na Antiga Lei. Abrange, pois, todo o conjunto de funções oficiais, os ritos, as cerimônias, orações e sacramentos.

"A Sagrada Liturgia, escreve Pio XII, é o culto público que o nosso Redentor rende ao Pai como cabeça da Igreja e que a sociedade dos fiéis rende a seu Fundador e, por ele, ao Pai". (Enc. Mediator Dei et Hominum, n.17).

(Texto retirado do livro "A Missa, dogma-liturgia", do Cônego F.M. Bueno de Sequeira, com censor e imprimatur de 1949. Ed. Andes)

Módulo No 01

ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico é o tempo que marca as datas dos acontecimentos da História da Salvação. Não é como o ano civil, que começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de dezembro, mas começa no 1º domingo do Advento (preparação para o Natal) e termina no último sábado do tempo comum, que é na véspera do 1º domingo do Advento.

CICLO DO NATAL

ADVENTO

ü      Início:  4 domingos antes do Natal

ü      Término:  24 de dezembro à tarde

ü      Espiritualidade:  Esperança e purificação da vida

ü      Ensinamento:  Anúncio da vinda do Messias

ü      Cor:  Roxa

NATAL

ü      Início:  25 de dezembro

ü      Término:  Na festa do Batismo de Jesus

ü      Espiritualidade:  Fé, alegria e acolhimento

ü      Ensinamento:  O filho de Deus se fez Homem

ü      Cor:  Branca

q       Advento: Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 (quatro) domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.

q       Natal: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.

q       Epifania: E celebrada no domingo seguinte ao natal e dura 3 semanas. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. No ciclo de Natal também são celebradas as festas da Apresentação do Senhor no dia 02 de fevereiro, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus e do Batismo de Jesus

TEMPO COMUM

1ª PARTE  - Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.

ü      Início:  2ª feira após o Batismo de Jesus

ü      Término:  Véspera da Quarta-feira das Cinzas

ü      Espiritualidade:  Esperança e escuta da Palavra

ü      Ensinamento:  Anúncio do Reino de Deus

ü      Cor:  Verde

CICLO DA PÁSCOA

QUARESMA

ü      Início:  Quarta-Feira das Cinzas

ü      Término:  Quarta-feira da Semana Santa

ü      Espiritualidade:  Penitência e conversão

ü      Ensinamento:  A misericórdia de Deus

ü      Cor:  Roxa

PÁSCOA

ü      Início:  Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)

ü      Término:  No Pentecostes

ü      Espiritualidade:  Alegria em Cristo Ressuscitado

ü      Ensinamento:  Ressurreição e vida eterna

ü      Cor:  Branca

q       Quaresma: Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz "Aleluia", nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.

q       Páscoa: Começa com a ceia do Senhor na quinta-feira santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na sexta-feira celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes.

q       Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.

TEMPO COMUM

2ª PARTE

ü      Início:  Segunda-feira após o Pentecostes

ü      Término:  Véspera do 1º Domingo do Advento

ü      Espiritualidade:  Vivência do Reino de Deus

ü      Ensinamento:  Os Cristãos são o sinal do Reino

ü      Cor:  Verde

q       2ª pArtE: Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento. Ao todo são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.

"O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de

Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino." (CNBB - Documento 43, 132)”

AVANÇA

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios